Educar para la sostenibilidad a través de una propuesta de experimentación curricular en la primera infancia

Autores

Resumo

Educar para a Sustentabilidade na Primeira Infância é um ponto de partida natural para orientar valores e ações ecológicas ao longo do tempo. Um dos grandes desafios na Educação Infantil é criar experiências pedagógicas que integrem de forma holística os três pilares da sustentabilidade, especialmente o econômico por ser o menos considerado. A esse respeito, a nuclearização curricular é uma ferramenta profissionalizante que permite abordar problemas socialmente relevantes e determinar com os participantes o quê, como e para quê educar. O objetivo deste estudo é desenvolver um exercício de nuclearização curricular baseado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (BCEP) com a finalidade de dar visibilidade ao pilar econômico e realizar um exercício pedagógico-curricular que oriente as equipes pedagógicas a abordar de forma integral a sustentabilidade. Os principais resultados indicam que o pilar econômico nas BCEP pode ser associado aos três âmbitos existentes e seis núcleos de aprendizagem, expressos em nove objetivos de aprendizagem. Conclui-se que através da nuclearização diminuem-se as limitações curriculares para trabalhar de forma transversal e situada práticas sustentáveis com as crianças. Além disso, promove-se a autonomia profissional nas equipes pedagógicas e fortalece-se a ação sustentável nos territórios.

Palavras-chave:

educação para a sustentabilidade, educação infantil, experiências de aprendizagem, nuclearização curricular

Biografia do Autor

Mariana Stephanie Rodríguez-Donoso, Universidad Metropolitana de Cienicas de la Educación

Psicopedagoga y Profesora General Básica. Máster en Psicología de la Educación y Doctoranda en Educación en Universidad de Chile. Su línea de investigación es la Educación para la Sostenibilidad en la Primera Infancia. Ha participado como profesional en Centro de Experimentación  Pedagógica de la UMCE (CENEPU) y como asistente de investigación de licitaciones del Programa Explora, asociadas a la iniciativa PIPE.

Catalina Andrea Quezada Ramírez, Universidad Metropolitana de Cienicas de la Educación

Educadora de Párvulos. Magíster en Educación con mención en Currículo y Comunidad Educativa de la Universidad de Chile. Actualmente, se encuentra trabajando en proyectos en la Universidad de Chile. Sus Líneas de investigación son el diseño y desarrollo curricular y las primeras infancias. Se ha desempeñado en el Centro de Experimentación Pedagógica de la UMCE (CENEPU).

Elize Annette Cárcamo-Solar, Universidad Metropolitana de Cienicas de la Educación

Profesora de Educación Básica. Magíster en Educación, y actualmente Doctoranda en Educación en Universidad de Chile. Se ha desempeñado como profesional del Centro de Experimentación Pedagógica de la UMCE y en el Proyecto Escuela-Centro Experimental Carén de la Universidad de Chile. Sus líneas de investigación son procesos de apropiación y diseño curricular con participación de la comunidad integrando saberes y experiencias.